Volkswagen apresenta XL1, o carro que gasta menos de 1 litro aos cem. Terceira evolução do projecto 1L adopta formas mais convencionais e mantém o objectivo de um consumo inferior a 1 litro aos cem . A Volkswagen escolheu o Salão Internacional do Qatar para apresentar a terceira evolução do projecto 1L, designação escolhida para o projecto de um veículo capaz de consumir apenas 1 litro de combustível por cada 100 km’s percorridos, denominado XL1.

Conhece o Volkswagen que promete consumir 1 litro por 100 kms

A terceira evolução do arrojado projecto 1L adopta dimensões mais convencionais, para um automóvel, mantendo, no entanto, a lotação «para dois», e uma eficiência que lhe permite anunciar um consumo médio de apenas 0,9 litros aos cem e 24 g/km de emissões de CO2.
Para alcançar estes valores, o XL1 conta com um chassis monocoque e carroçaria em fibra de carbono, a que se alia um sistema de propulsão híbrido, composto por um pequeno motor TDi de dois cilindros e 800 cm3 com 48 cv e por um motor eléctrico de 27 cv. Em modo puramente eléctrico, as baterias de iões de lítio permitem ao XL1 uma autonomia «zero emissões» de até 35 km.
A marca alemã anuncia uma velocidade máxima de 160 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,6 segundos – a mesma velocidade máxima mas melhor aceleração em comparação com o primeiro projecto, o 1L Concept.

A grande diferença para os anteriores protótipos encontra-se no interior, agora menos associado a uma nave espacial e mais de acordo com um veículo próximo de produção. A marca alemã mantém o objectivo de avançar com o projecto para a linha de produção, só não adianta é quando…

Fonte: http://www.autoportal.iol.pt/

“Volkswagen XL1”